Filho de pais abonados, pôde receber uma educação privilegiada na França (de 1911 a 1914) e na Inglaterra, onde freqüentou a Universidade de Durham, na cidade de Newcastle. Em 1922, formou-se em engenharia civil. Ao mesmo tempo, fez seus estudos artísticos na Escola de Belas Artes da mesma universidade.
Retornando ao Brasil, empregou-se como calculista na famosa firma de construção civil de Ramos de Azevedo (1924). Costumava andar seminu pelos corredores do escritório, isto é, só de short, o que, "para a época", era tido como um despudor inaceitável. Os demais proprietários e usuários de salas do edifício ficavam indignados e as senhoras finíssimas que ali circulavam tinham verdadeiros ataques histéricos, ao que Flavio não dava a menor importância. Revoltados, reuniram-se os inquilinos, redigindo um severo abaixo-assinado: o artista deveria urgentemente deixar o prédio. Flávio não apenas se recusou como terminantemente ainda afirmou: "Não vou sair daqui de jeito nenhum. Vocês só me tiram daqui a bala... mas vai ser difícil, porque vou instalar uma metralhadora em meu ateliê..." Inteirados de sua audácia e destemor, os reclamantes não tocaram mais no assunto mas algo lhes dizia que o artista blefara fragorosamente. Contudo, no dia seguinte, um destacado anúncio no Diário Popular fez com que houvesse um frêmito de pânico no velho edifício: "COMPRA-SE UMA METRALHADORA. TRATAR COM FLÁVIO DE CARVALHO NO INSTITUTO DE ENGENHARIA".
Retrato de José Lins do Rego, 1948
Óleo s/ tela
81 x65 cm
Doação MAMSP
Óleo s/ tela
81 x
Doação MAMSP
Curiosidades
O expressionismo presente em suas obras plásticas aparece também nas obras arquitetônicas, como o caso da casa do próprio artista em Valinhos interior paulista (sede da Fazenda Capuava), onde se percebe todas as formas expressivas desde o tamanho do pé direito da casa, por ser contrastante com a escala humana, até o sistema de iluminação que possui características teatrais. Além disso, complementa a arquitetura com o designer dos azulejos, revestimentos e detalhamento da escada que estão presentes em algumas residências projetadas e construídas.
A "Série trágica" de 1947 é exemplo da narrativa de um momento marcante da vida, por
descrever através de desenhos os momentos finais e agonizantes de sua mãe em pleno leito de morte. Percebe-se toda a dor nas expressões faciais, além da movimentação agonizante da mulher por meio de traçados rápidos e frenéticos, quase esboçados, resumindo em linhas todo o cenário do momento.
descrever através de desenhos os momentos finais e agonizantes de sua mãe em pleno leito de morte. Percebe-se toda a dor nas expressões faciais, além da movimentação agonizante da mulher por meio de traçados rápidos e frenéticos, quase esboçados, resumindo em linhas todo o cenário do momento.