Flávio de Carvalho



Flávio de Carvalho (Barra Mansa, 10 de agosto de 1899Valinhos, 4 de junho de 1973) foi um dos grandes nomes da geração modernista brasileira, atuando como arquiteto, engenheiro, cenógrafo, teatrólogo, pintor, desenhista, escritor, filósofo, performer, flashmobist, músico entre outras coisas.

Filho de pais abonados, pôde receber uma educação privilegiada na França (de 1911 a 1914) e na Inglaterra, onde freqüentou a Universidade de Durham, na cidade de Newcastle. Em 1922, formou-se em engenharia civil. Ao mesmo tempo, fez seus estudos artísticos na Escola de Belas Artes da mesma universidade.
Retornando ao Brasil, empregou-se como calculista na famosa firma de construção civil de Ramos de Azevedo (1924). Costumava andar seminu pelos corredores do escritório, isto é, só de short, o que, "para a época", era tido como um despudor inaceitável. Os demais proprietários e usuários de salas do edifício ficavam indignados e as senhoras finíssimas que ali circulavam tinham verdadeiros ataques histéricos, ao que Flavio não dava a menor importância. Revoltados, reuniram-se os inquilinos, redigindo um severo abaixo-assinado: o artista deveria urgentemente deixar o prédio. Flávio não apenas se recusou como terminantemente ainda afirmou: "Não vou sair daqui de jeito nenhum. Vocês só me tiram daqui a bala... mas vai ser difícil, porque vou instalar uma metralhadora em meu ateliê..." Inteirados de sua audácia e destemor, os reclamantes não tocaram mais no assunto mas algo lhes dizia que o artista blefara fragorosamente. Contudo, no dia seguinte, um destacado anúncio no Diário Popular fez com que houvesse um frêmito de pânico no velho edifício: "COMPRA-SE UMA METRALHADORA. TRATAR COM FLÁVIO DE CARVALHO NO INSTITUTO DE ENGENHARIA".


Retrato de José Lins do Rego, 1948
Óleo s/ tela
81 x 65 cm
Doação MAMSP

Curiosidades

O expressionismo presente em suas obras plásticas aparece também nas obras arquitetônicas, como o caso da casa do próprio artista em Valinhos interior paulista (sede da Fazenda Capuava), onde se percebe todas as formas expressivas desde o tamanho do pé direito da casa, por ser contrastante com a escala humana, até o sistema de iluminação que possui características teatrais. Além disso, complementa a arquitetura com o designer dos azulejos, revestimentos e detalhamento da escada que estão presentes em algumas residências projetadas e construídas.

Capa da revista Casa e Jardim, Carvalho e a casa de fazenda

A "Série trágica" de 1947 é exemplo da narrativa de um momento marcante da vida, por
descrever através de desenhos os momentos finais e agonizantes de sua mãe em pleno leito de morte. Percebe-se toda a dor nas expressões faciais, além da movimentação agonizante da mulher por meio de traçados rápidos e frenéticos, quase esboçados, resumindo em linhas todo o cenário do momento.