Federico García Lorca


Nasceu numa pequena vida de Andaluzia e em 1914 entrou na Faculdade de Direito de Granada.
Cinco anos depois mudou-se para Madrid, onde se tornou amigo dos artistas Luiz Buñuel e Salvador Dali. Foi nessa época que publicou seus primeiros poemas.

Grande parte de seus trabalhos baseiam-se em temas relacionados à Andaluzia (Impressões e Paisagens – 1918), à música e ao folclore regionais (Poemas do Canto Fundo, 1921-1922) e aos ciganos (Romancero Gitano, 1928).

Concluindo seu curso de Direito, Lorca foi para os Estados Unidos e para Cuba; no período de seus poemas surrealistas – manifestando seu desprezo pelo modo de vida estadunidense e seu horror pela civilização mecanizada através de chocantes imagens intituladas “Poeta em Nova Iorque” publicadas em 1940.

Ao voltar para Espanha, Lorca cria uma grupo de teatro chamado La Barraca.
Não escondia suas idéias socialistas e nem suas tendências homossexuais, o que fez dele um forte alvo para o conservadorismo espanhol que sofria forte influência católica e ensinava a tomada de poder – dando início a uma das mais sangrentas guerras fratricidas do século XX.

Com medo, Lorca volta para Andaluzia atrás de refúgio. Porém, sua prisão foi decretada ali por um deputado católico com o argumento de que ele seria “Mais perigoso com a caneta do que outros com revólver” – Este argumento se tornou celebre.

Sem ser julgado, em um dia de agosto de 1936, o poeta foi morto com um tiro na nuca pelos nacionalistas; e seu corpo jogado num ponto da Serra Nevada.
Seu assassinato teve repercussão mundial e fez com que uma consciência do que estava acontecendo na Espanha dizia respeito a todo o mundo.
Foi um prenúncio da Segunda Guerra Mundial.

Exílio na Morte:
Como muitos artistas – incluindo Pablo Picasso com sua obra prima “Guernica” – durante o longo regime ditatorial do Generalíssimo Franco, suas obras foram consideradas clandestinas na Espanha.

Somente com a volta da democracia na Espanha que sua terra natal lhe ofereceu homenagens, sendo considerado hoje em dia o maior escritor espanhol desde Miguel de Cervantes.

Lorca ainda foi um excelente pintor, compositor precoce e pianista. Sua música se reflete ao ritmo e sonoridade de sua obra poética.
Como dramaturgo fez incursões no drama histórico e na farsa antes de obter sucesso com a tragédia. As três tragédias rurais passadas em Andaluzia; Bodas de Sangue (1933), Yerma (1934) e A Casa de Bemarda Alba (1936) asseguraram sua posição com grande dramaturgo.



Curiosidades

Poucas Cinzas (original: Little Ashes) é um filme cuja história se passa na Espanha em 1922, logo após a 1ª Guerra Mundial.


Madrid em 1922 é uma hesitação da cidade, na beira de uma mudança como os valores tradicionais são desafiados pela nova e perigosa influências do jazz, de Freud e a vanguarda. Salvador Dalí chega à universidade na idade de 18 anos, determinado a se tornar um grande artista. Sua bizarra mistura de timidez e exibicionismo desenfreado atrai a atenção de dois membros da elite social da universidade - Federico García Lorca e Luis Buñuel. Salvador é absorvido em seu grupo decadente e de vez que ele, Luis e Federico se tornam um trio formidável, o grupo mais ultramoderno, em Madrid. No entanto, como o tempo passa, Salvador sente uma atração cada vez mais forte para o carismático Federico - que é alheio às atenção que está recebendo de seu amigo. Finalmente, em meio a preocupações e a notoriedade crescente de seu amigo Federico, Luis parte para Paris em busca de sua própria arte o sucesso. Sozinho em Madrid, Federico luta contra a sua psique, torturado pelas implicações contundentes de sua própria religião crenças e inegável a voz de sua carne. Ele é assombrado pela notícia de Salvador, que está colaborando em um Filme surrealista com Luis e embarcou em um caso com Gala, uma mulher casada. Em 1936 a Espanha está à beira do precipício de uma guerra civil, e Federico, agora um aclamado e controverso dramaturgo, recebe um convite para jantar, de Salvador e Gala. Mas ele descobre que Federico foi assassinado no início da guerra. As paredes de abnegação que cercam o artista vem desabar como ele percebe, tarde demais, a profundidade de seu amor por Federico.